segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

29 - Curiosidade - Jeans




Por volta do ano de 1850, auge da corrida do ouro e conquista do oeste americano, vários mercadores aproveitavam o trabalho nas minas e de exploração, como ferramentas, mantimentos, roupas e lonas.
A primeira calça jeans foi criada em 1853 pelo alfaiate Jacob David, em tecido de lona na cor marrom que era utilizado como lona na cobertura de carroças na Califórnia, foi usada inicialmente pelos trabalhadores das minas.
Levi-Strauss registrou a marca e criou outras peças, como blusões, usou técnicas de amaciamento do tecido, que virou roupa de cawboy. Atualmente é um dos estilos de roupa mais utilizados pelos jovens no mundo inteiro. Foi símbolo de liberdade e rebeldia.Com um grande estoque de lonas e sem conseguir mercado para as mesmas, Strauss passou a procurar outra aplicação para o produto. Ele observou que devido a grande exigência física no trabalho das minas, os mineradores tinham que substituir freqüentemente as roupas utilizadas, o que levava-os a um grande gasto.
A fim de realizar uma experiência, Levi Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com a lona que possuía, disponibilizou-as aos mineradores e o sucesso foi imediato. Devido a alta resistência das peças, as mesmas não se estragavam com facilidade e proporcionavam uma durabilidade muito maior.
Estava criado o jeanswear, o estilo reforçado de confecção, o qual foi originalmente destinado a roupas de trabalho.
A partir de então, cada vez mais os trabalhadores utilizavam o jeans para exercer suas tarefas mais árduas e de exigência física.
Entretanto, o jeans só passou a ser utilizado no dia-a-dia, já no século XX.

Com o surgimento no cinema, encabeçados por James Dean e Marlon Brando, a roupa começou a associar-se ao conceito de juventude rebelde conquistando este público.
A partir daí, o jeans só chegou a conquistar o restante da população após a proliferação social do seu conceito como roupa despojada e do cotidiano, sem perder seu charme e elegância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário