terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

63 - Calendário Muçulmano





O calendário muçulmano (também chamado de islâmico) é integralmente lunar. Começam quando uma tênue lua nova é percebida no céu ocidental depois do pôr-do-sol, um dia ou dois após a Lua Nova. Por isto, os meses podem ser intercalados entre 29 ou 30 dias, a menos do último, o 12º que pode possuir 29 ou 30 dependendo de uma série que se alterna entre 19 e 11 anos. O ano tem cerca de 11 dias a menos que o calendário solar. Se inicia mais cedo em cada ano civil cerca de 11 dias.  Para ajustar essa diferença, num ciclo de 30 anos, 11 anos são abundantes, com 355 dias (e o restante, 19 anos, tem 354). O cálculo do calendário é feito de tal forma que completa 360 lunações em 10631 dias.

     Duas datas são marcadas no calendário muçulmano, o Ano Novo, 1º Muharram e o mês sagrado do Ramadan, em geral, iniciando no 237º do ano. O dia santificado é a sexta-feira.

    No calendário muçulmano (Hégira) usa-se normalmente a abreviatura D.H. nas línguas ocidentais, que é derivado do latim "Anno Hegirae", ou mais comumente como "Depois da Hégira".

    Foi durante a última peregrinação do Mensageiro Mohammad (saw), no ano 10 da Hégira (10° ano de sua migração de Meca para Medina), que foi tomada a decisão de introduzir o calendário islâmico lunar. A palavra Hijrah (Hégira) foi muitas vezes mal interpretada por vários escritores muçulmanos e não muçulmanos. Não significa fuga ou evasão. O termo árabe Hajara quer dizer romper relações ou abandonar sua própria tribo.

    Embora o calendário muçulmano tenha sido introduzido no ano de 632 da era cristã pelo Mensageiro Mohammad (saw), o início da era islâmica para o cômputo dos anos islâmicos foi considerado e discutido durante o ano de 639, no 4° ano do Califado de Omar, que declarou que o acontecimento mais importante no estabelecimento das raízes do Islam em Medina tinha sido a Hégira (a migração do Mensageiro de Meca), e por isso transformou-se no início da era islâmica, que começou em 622 d.C. A data de início para o Calendário Muçulmano foi escolhida (com base nos anos lunares, contando-se para trás) como sendo o primeiro dia do primeiro mês (1° do Muharram) do ano da Hégira. No entanto, o período entre o 1° ano e o 10° da Hégira não seguiu este Calendário Muçulmano; em seu lugar prevaleceram as práticas de vários tipos de intercalação que eram seguidas na Arábia daquele tempo. As diversas tribos seguiam diferentes intercalações, assim não havia um calendário uniforme. Por conseguinte, o primeiro dia do Muharram, ano 1 da Hégira, conforme praticado na Arábia correspondia ou a 18 de abril ou 18 de maio de 622 (do calendário juliano). Mas, se quisermos uma data teórica para o início do calendário muçulmano (com base nos meses lunares sem intercalação, contando-se para trás), então o primeiro dia do primeiro mês, isto é, 1° do Muharram, do ano 1 da Hégira, corresponde a 16 de julho de 622 d.C.

    O primeiro calendário muçulmano pelo qual a data do calendário juliano é conhecida de modo exato é o 9° do Dhu al-Hijjah, ano 10 da Hégira, que corresponde a 6 de março de 632 d.C (sexta-feira), quando o Mensageiro Mohammad (saw) fez a sua peregrinação de despedida a Meca.

Para fazer uma aproximação entre os anos muçulmanos e gregorianos:
- tira-se 622 (ano da Hégira) do ano em curso
- multiplica-se o resultado por 1,031 (número de dias do ano gregoriano dividido pelo número de dias do ano lunar). 

Exemplo: 2002 - 622 = 1380
                1380 x 1,031 = 1422. 

Os  meses do calendário islâmico
1. Muharram
2. Safar
3. Rabi' al-Awwal
4. Rabi' al-Thaani
5. Jumada al-Ooola (também conhecido como Jumada al-Awwal)
6. Jumada al-Ukhra (também conhecido como Jumada al-Thaani)
7. Rajab 
8. Sha'ban
9. Ramadan
10. Shawwal
11. Dhu al-Qa'dah
12. Dhu al-Hijjah



       

2 comentários: