quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

83 - Principais obrigações dos servos ao Senhor Feudal

As principais obrigações dos servos na época do feudalismo




Na época do feudalismo, durante a Idade Média, os servos (camponeses) habitavam as terras dos senhores feudais. Em troca, eram obrigados a pagar taxas em forma de trabalho e mercadorias. Quase tudo que produziam acabava indo para as mãos dos senhores feudais. Para os servos, sobrava apenas o pouco para a sobrevivência da família.

Talha  - Era uma obrigação pela qual o servo deveria passar, para o senhor feudal, metade de tudo que produzia nas terras que ocupava no feudo. Se colhesse 20 quilos de batata, 10 quilos deveriam ser separados para o pagamento da talha. 

Corvéia - Esta obrigação correspondia ao pagamento através de serviços prestados nas terras ou instalações do senhor feudal. De 3 a 4 dias por semana, o servo era obrigado a cumprir diversos trabalhos como, por exemplo, fazer a manutenção do castelo, construir um muro, limpar o fosso do castelo, limpar o moinho, etc. Podia também realizar trabalhos de plantio e colheita no manso senhorial (parte das terras do feudo de uso exclusivo do senhor feudal).

Banalidades - Esta obrigação correspondia ao pagamento pela utilização das instalações do castelo. Se o servo precisasse usar o moinho ou o forno, deveria pagar uma taxa em mercadoria para o senhor feudal.

Capitaçãoimposto pago por cada membro da família (por cabeça);

Tostão de Pedro ou dízimo - 10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela local;

Censo -  tributo que os vilões (pessoas livres, vila) deviam pagar, em dinheiro, para a nobreza;

Taxa de justiça -  os servos e os vilões deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre;

Formariage - quando o nobre resolvia se casar, todo servo era obrigado a pagar uma taxa para ajudar no casamento, era também válida para quando um parente do nobre iria casar.

Mão-Morta - Era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai da família.

Albermagem -  Obrigação do servo em hospedar o senhor feudal.



4 comentários: