segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

61 - Calendário Judaico





No calendário judaico (Luach) todos os eventos e comemorações de festividades são sempre comemorados na mesma data em todos os anos no calendário judaico, porém, como na maioria dos países o calendário padrão e o gregoriano (baseado no movimento solar) as datas nem sempre coincidem.

História do calendário

O calendário judaico, diferentemente do gregorian, é baseado no movimento lunar. Onde cada mês se inicia com a lua nova (quando é possivel visualizar o primeiro reflexo de luz sobre a superfície lunar. Antigamente o calendário era determinado simplesmente por observação.
O grande problema com o calendário lunar é que se compararmos com o calendário gregoriano, termos em um ano solar 12,4 meses lunares, o que ocorre uma diferenca a cada ano de aproximadamente 11 dias, para compensar esta diferença ocasionalmente e acrescentado um mês inteiro (Adar II)

Início da contagem

O ínício da contagem do calendário judaico se refere à criação do mundo.

Os mêses do calendário judaico

O primeiro mês do calendário judaico e o mês de Nissan, quando temos a comemoração de Pessach. Entretanto, o ano novo judaico ocorre em Tishrei (qundo é acrescentado um número ao ano anterior).
Mês
Duração
Equivalente ao calendário gregoriano
Nissan30 diasMarço-Abril
Iyar29 diasAbril-Maio
Sivan30 diasMaio-Junho
Tammuz29 diasJunho-Julho
Av30 diasJulho-Agosto
Elul29 diasAgosto-Setembro
Tishrei30 diasSetembro-Outubro
Heshvan29/30 diasOutubro-Novembro
Kislev30/29 diasNovembro-Dezembro
Tevet29 diasDezembro-Janeiro
Shevat30 diasJaneiro-Fevereiro
Adar29/30 diasFevereiro-Março
Adar II29 diasMarço-Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário