quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

4 - 6ª Série/ 7º Ano

Idade Média


A expressão Idade Média (Media Aevum, em latim) foi utilizada inicialmente para dizer que, entre o Império Romano e a Idade Moderna, houve um período intermediário. Idade Média é o nome dado à longa etapa da história da humanidade, ou mais precisamente da Europa, entre os séculos IV e XV, quando em 1453 ocorreu a queda de Constantinopla, com a invasão dos turcos otomanos.


Feudalismo


A palavra "feudal", que vem de fief, feodum,de origem germânica ou celta, designa o direito de desfrutar qualquer bem, geralmente terra, mas que podia ser também o direito de cobrar uma taxa de pedágio para passar em uma ponte ou pelo uso de um moinho ou lagar, ou ainda um título ou cargo que desse algum privilégio. O feudo não era uma propriedade como conhecemos nos dias de hoje, mas pode ser considerado uma forma de posse sobre alguns bens reais. Tudo o que se relacionava a ele passou a ser chamado de Feudalismo. Não se sabe o tamanho médio dos feudos; alguns documentos apresentam medidas de 120 a 150 hectares, unidade de medida agrária correspondente a cem acres.


Divisão de um feudo


Por volta do século IX e X, os feudos estavam divididos em três partes: o manso senhorial, que correspondia à parte das terras de uso do senhor feudal; o manso servil, correspondente às terras arrendadas pelos camponeses e servos, e uma terceira parte, as terras comunais, que eram tanto dos senhores feudais quanto dos servos e camponeses.


Manso - Nome dado à divisão em faixas das villas - os mansi - que eram antregues aos camponeses pelo proprietário da terra a título de posse. Os mansus variavam de tamanho, dependendo da região ou da condição de quem os recebia. Em geral, era calculado um tamanho necessário para abastecer as necessidades de uma família. Havia, em geral, dois tipos de mansos, o servil e o senhorial. O detentor de um manso servil estava obrigado a prestar diversos serviços como, trabalhar nas épocas de plantio e colheita, prestar serviço de transporte e corveia semanal. O manso senhorial correspondia a cerca de metade da terra cultivada e pertencia ao senhor feudal.


Terra comunal - A terra comunal pertencia à reserva senhorial, mas podia ser utilizada pelos camponeses e servos. Neste local, onde havia bosques, prados, charnecas e regiões arenosas, os servos e camponeses levavam seus animais para pastar, colhiam frutos, cortavam madeira, e os senhores praticavam a caça.


Castelo - O castelo era residência fortificada do senhor feudal e tem sua origem na palavra que provém do latim castelum, diminutivo de castrum, que significa "acampamento fortificado". Era uma construção com fins defensivos, protegida com muralhas, torres e fossos. Havia uma porta principal que, em geral, se alcançava, na maior parte das vezes, por uma ponte levadiça, protegida com portões gradeados de madeira e movimentada por roldanas e tornos. Havia ainda um pátio central, em torno do qual se distribuíam todas as dependências do castelo, e, por último, um núcleo principal, que, em caso de perigo, poderia ser defendido de forma independente. Uma das características dos castelos era o fato de possuírem poucas janelas, substituídas por estreitas aberturas que proporcionavam um pouco de luminosidade e favoreciam a defesa. Inicialmente, os castelos eram construídos de madeira e murados por uma paliçada. Somente a partir do século XI começaram a ser edificados e rodeados de pedra.



Moinho - Engenho que se destina à moagem, especialmente de cereais, composto de duas mós, postas uma sobre a outra. A mó é uma pedra grande, circular, de pequena espessura, com a qual se trituravam grãos, girando-a sobre a outra pedra. Os moinhos, na Idade Média, eram movidos pelo vento ou pela água.


Aldeia - Povoação pequena, menor que uma villa, onde viviam os camponeses e servos, cujas casas, em geral, se agrupavam em volta da capela.


Villa - Grande propriedade rural dividida em três partes: a terra explorada diretamente pelo proprietário; os mansos, terras entregues aos camponeses para o cultivo; e as terras comunais (bosques e prados).


Sugestão de vídeos:



  • O nome da rosa. (The name of rose) 1986.
  • Merlin e a espada (Merlin and the sword) 1985.
  • O incrível exército de Brancaleone.

4 comentários:

  1. esse site me ajudou muito toda vez agora q tiver trabalho de historia entrarei nesse site e tbm chamarei minhas amigas pra participar de incrivel site.

    ResponderExcluir
  2. nossa esse site me ajudou muito estou na 6° serie 7°ano e tinha que fazer um trabalho de feudalismo mas eu sóo não gosei muito porque nao foi bem explicado a aldeia e a vila

    ResponderExcluir
  3. eu quero um desenho das terras comunais

    ResponderExcluir
  4. Bom eu queria saber , se essa pesquisa , diz as partes de um feudo
    ???

    ResponderExcluir