terça-feira, 19 de janeiro de 2010

2 - Como estudar História


Ah! Não gosto de História! É uma chatice! Pra que estudar velharias! Já passou! Além disso, é só decoreba! Se você pensa dessa forma, realmente fica difícil e desmotivador estudar História.
Veja de outra forma. História é uma ciência, como todas as outras. Tem um objeto próprio: o processo de evolução da humanidade. Quando a gente não estuda o passado, tem dificuldade de entender o presente e não sabe para onde está indo.
Seja como for, você precisa estudar História! Estudar significa, em primeiro lugar, compreender, analisar, interpretar e tirar conclusões. Memorizar é decorrência disso.

Boa parte do estudo de História depende de leitura. Compreender as informações de um texto, seja qual for - artigo de jornal e revista, capítulos de livros ou questões de provas, não depende apenas da capacidade de entender o significado de palavras ou frases, mas exige principalmente a capacidade de compreender idéias. Sim, ler é compreender idéias.

Para ter uma boa compreensão de textos de História, faça uma primeira leitura lenta e atenciosa do texto inteiro. Em seguida, por alguns minutos, relembre o que leu, contando para si mesmo (em silêncio ou em voz alta, como lhe agradar melhor). Ao fazer isso, perceba que algumas coisas sua mente já memorizou e ao mesmo tempo levantou dúvidas sobre outras. Volte então ao texto e faça uma segunda leitura, lenta e por partes. Nessa leitura, assinale as palavras-chaves e destaque as idéias importantes. Após isso, faça um resumo, cuidando para utilizar o menor número possível de palavras ou expressões. Então passe a fazer os testes propostos sobre o assunto estudado.



Dicas básicas para estudar História

  • Estudar é trabalho – tenha isso bem claro em sua mente;
  • Como qualquer trabalho, estudar também pode ser prazeroso, quando se tem o gosto pelo saber;
  • participe das aulas, tenha o seu própio material e não esqueça de anotar e sublinhar algo curioso, mencionado pelo professor;
  • Use sempre o dicionário;
  • Entender o processo histórico, isto é, o que liga um fato a outro e como eles fazem parte de uma determinada conjuntura;
  • Decorar resumos somente após ter compreendido a matéria;
  • Estudar em voz alta pode um jeito legal, se você for do tipo auditivo ou sinestésico;
  • Escrever palavras-chave ou pequenas frases enquanto estuda é outra forma que ajuda bastante;
  • Buscar informações além da sala de aula – filmes, revistas, internet etc.

Um comentário: