sexta-feira, 23 de abril de 2010

167 - Muhammad Ali (o maior pugilista de todos os tempos)

Em um aula perguntei aos meus alunos se eles conheciam Muhammad Ali ou Cassius Clay. Nenhum deles o conhecia. Então resolvi postar aqui algumas informações daquele que é considerado o maior pugilista de todos os tempos.






Muhammad Ali-Haj, nascido Cassius Marcellus Clay Jr., (Louisville17 de janeiro de1942) é para muitos o melhor pugilista de todos os tempos. É mundialmente conhecido não somente pela sua maneira de boxear, mas também pelas suas posições políticas. Ali foi eleito " O Esportista do Século" pela revista americana Sports Illustrated em 1999.
Nascido no estado do Kentucky, tornou-se o melhor lutador de boxe do seu tempo e começou vencendo os Jogos Olímpicos de 1960. Conquistou o título de campeão dos pesos pesados ao derrotar Sonny Liston em 1964. Perdeu o título em 1967 e foi proibido de atuar por três anos e meio por ter se recusado a lutar no Vietnã. Recuperou o posto ao ser reabilitado, mas logo perdeu para Joe Frazier. Ganhou de novo o título em 1974 ao vencer George Foreman em luta realizada no Zaire (retratada no documentário "Quando éramos Reis"), perdeu-o em 1978 para Leon Spinks e em seguida retomou-o de Spinks. Retirou-se do boxe quando ainda era campeão.
Foi o único boxeador que até hoje suportou 12 assaltos com o maxilar quebrado (luta com Ken Norton, em 1973). Converteu-se ao Islamismo (mudando de nome para Muhammad Ali-Haj) e lutou contra o racismo.

Particularidades

Muhammad Ali costumava chamar atenção do público menosprezando seus adversários, com críticas indiscretas e racistas; causando muitas vezes um efeito psicológico considerável. Pode-se dizer que, quanto maior o tempo de preparação para uma determinada luta, maior seria a probabilidade de Ali influenciar psicologicamente seu oponente, utilizando-se da mídia com sua oratória obstinada e desdenhosa.
Ali hoje é considerado o rei do boxe mundial. Muhammad Ali tem a doença de Parkinson, diagnosticada no início da década de 1980. Em 2010, Ali foi a Israel para tratar a doença. O trabalho é feito com células tronco adultas. Os testes até então realizados com ratos tiveram sucesso, mas sua eficácia em seres humanos ainda será testada.
Em 2001, Will Smith interpretou Muhammad Ali no filme Ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário