segunda-feira, 17 de maio de 2010

181 - Robin Hood



A  lenda de Robin Hood data de aproximadamente 700 anos e desde então muitas mudanças ocorreram como data ou local de seu nascimento, amigos, suas paixões, etc.. Somente a partir do século XIV suas aventuras começaram a ser narradas ou cantadas.


No entanto o herói não é de fato um ladrão errante que vive em florestas. A história começa quando Robin of Locksley, filho do Barão Locksley é um cruzado e viaja com o Rei Ricardo para catequizar os hereges. Prisioneiro, ele foge e retorna a Inglaterra. No entanto, ao chegar em casa percebe que muitas coisas aconteceram. Aproveitando a ausência do Rei Ricardo, o príncipe John, o segundo herdeiro direto, assume seu trono, aumenta os impostos e mata o pai de Robin, destruindo também seu castelo. Não tendo onde morar, Robin Hood encontra um grupo de homens que moram na floresta e os lidera em uma batalha com o príncipe. Ele quer reaver sua posição nobre e também ajudar aos que se tornaram pobres graças a ganância de John.
Na História, Robin Hood, que ganha o apelido por usar um hood (tipo de chapéu com pena) vence o príncipe John e casa-se com Maid Marian, sobrinha de Ricardo. No fim da história, Ricardo Coração de Leão reaparece após sua derrota em terras estrangeiras e nomeia Robin Hood cavaleiro, tornando o nobre novamente.

Se o herói existiu ou não é um enigma a ser resolvido. Uma das primeiras referencias que se tem notícia é um poema épica chamado Piers Plowman, escrito por William Langland em 1377. Por volta de 1400 surgem outras histórias.

Seja como for ou tal como o conhecemos hoje, Robin Hood é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra, que gostava de vaguear pela floresta, gostava da liberdade, teria vivido no século XIII e foi imortalizado como o "príncipe dos ladrões" e até hoje a frase "roubar dos ricos e dar aos pobres" é cantada em verso e prosa.



A lenda se espalhou primeiro em baladas medievais, seus poemas chegaram ao teatro e mais tarde foi escrito, ilustrada, encenada e filmada por diversas vezes, tornando-se talvez, um dos personagens mais conhecidos e retratados de todos os tempos.
Em Sherwood existe um convento, hoje praticamente em ruínas, onde existe uma campa escrito: "Aqui jaz Robard Hude" que muitos acreditam ser a de Robim Hood.

Robin Hood no cinema

Robin Hood teve diversas adaptações para o cinema, entre elas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário