A lenda de Robin Hood data de aproximadamente 700 anos e desde então muitas mudanças ocorreram como data ou local de seu nascimento, amigos, suas paixões, etc.. Somente a partir do século XIV suas aventuras começaram a ser narradas ou cantadas.
No entanto o herói não é de fato um ladrão errante que vive em florestas. A história começa quando Robin of Locksley, filho do Barão Locksley é um cruzado e viaja com o Rei Ricardo para catequizar os hereges. Prisioneiro, ele foge e retorna a Inglaterra. No entanto, ao chegar em casa percebe que muitas coisas aconteceram. Aproveitando a ausência do Rei Ricardo, o príncipe John, o segundo herdeiro direto, assume seu trono, aumenta os impostos e mata o pai de Robin, destruindo também seu castelo. Não tendo onde morar, Robin Hood encontra um grupo de homens que moram na floresta e os lidera em uma batalha com o príncipe. Ele quer reaver sua posição nobre e também ajudar aos que se tornaram pobres graças a ganância de John.
Na História, Robin Hood, que ganha o apelido por usar um hood (tipo de chapéu com pena) vence o príncipe John e casa-se com Maid Marian, sobrinha de Ricardo. No fim da história, Ricardo Coração de Leão reaparece após sua derrota em terras estrangeiras e nomeia Robin Hood cavaleiro, tornando o nobre novamente.
Se o herói existiu ou não é um enigma a ser resolvido. Uma das primeiras referencias que se tem notícia é um poema épica chamado Piers Plowman, escrito por William Langland em 1377. Por volta de 1400 surgem outras histórias.
Seja como for ou tal como o conhecemos hoje, Robin Hood é, para muitos, um dos maiores heróis da Inglaterra, que gostava de vaguear pela floresta, gostava da liberdade, teria vivido no século XIII e foi imortalizado como o "príncipe dos ladrões" e até hoje a frase "roubar dos ricos e dar aos pobres" é cantada em verso e prosa.
A lenda se espalhou primeiro em baladas medievais, seus poemas chegaram ao teatro e mais tarde foi escrito, ilustrada, encenada e filmada por diversas vezes, tornando-se talvez, um dos personagens mais conhecidos e retratados de todos os tempos.
Em Sherwood existe um convento, hoje praticamente em ruínas, onde existe uma campa escrito: "Aqui jaz Robard Hude" que muitos acreditam ser a de Robim Hood.
Robin Hood no cinema
Robin Hood teve diversas adaptações para o cinema, entre elas:
- Robin Hood, de 1922, com Douglas Fairbanks no papel principal;
- As Aventuras de Robin Hood, de 1938, com Errol Flynn no papel principal -- considerado a versão mais marcante do filme;
- Rogues of Sherwood Forest, de 1950, com John Derek no papel de Robin;
- The Story of Robin Hood and His Merrie Men, de 1952, com Richard Todd no papel de Robin, lançada pelos Estúdios Disney;
- Robin Hood, de 1973, em formato de desenho animado, e lançada pelos Estúdios Disney. Nessa versão, todos os personagens da história foram transformados em animais, que agiam como humanos: "Robin Hood" e "Lady Marian", por exemplo, viraram raposas e o "Príncipe João" e o "Rei Ricardo" viraram leões.
- Robin Hood, o príncipe dos ladrões, lançada em 1991, com Kevin Costner no papel principal;
- A comédia Robin Hood: Men in Tights, de 1993, dirigida por Mel Brooks.
- Robin Hood, lançado em 2010, dirigido por Ridley Scott e com Russell Crowe no papel-título.
Nenhum comentário:
Postar um comentário